Pandemia
Comércio em Rio Grande retorna parcialmente
Novo decreto assinado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer autoriza a venda nos estabelecimentos somente na modalidade de tele-entrega; atendimento ao público permanece suspenso
O comércio no município de Rio Grande terá o funcionamento retomado parcialmente, somente na modalide de tele-entrega, restrita, até o momento, somente aos estabelecimentos de alimentação. O atendimento presencial permanece suspenso. A medida, prevista em novo decreto municipal é válida a partir desta sexta-feira (17) e foi anunciada pelo prefeito, Alexandre Lindenmeyer, em coletiva de imprensa realizada durante esta manhã. Para o funcionamento, seránecessário o cumprimento de requisitos, como a utilização de máscaras pelos funcionários e gestores, além de medidas de prevenção que constam em Decreto Estadual.
O chefe do executivo de Rio Grande afirmou que a decisão é baseada em evidências científicas, que demonstram a importância da manutenção do isolamento social, além da espera por equipamentos e recursos por parte dos governos Estadual e Federal, no intuito de promover uma retaguarda no sistema de saúde municipal, para o atendimento à população. Segundo ele, estão pendentes a chegada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e outros, como os necessários para a realização de triagem e para o atendimento de emergências. Até o momento, foram recebidos recursos de cerca de R$932 mil, oriundos do Ministério da Saúde.
O prefeito também anunciou o envio de um ofício ao Ministério, reiterando o pedido de habilitação de leitos de UTI e de retaguarda para os atendimentos. Também foi anunciada a criação de um comitê para cnálise dos efeitos econômicos, sociais e fiscais, composto por membros de secretarias municipais, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e outras entidades e instituições do município. A primeira reunião do grupo ocorrerá na próxima segunda-feira. "Para tomadas de decisões nós temos que estar bem preparados", afirmou o prefeito.
-150500Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário